sábado, 24 de setembro de 2011

Pareceres descritivos Educação Infantil


Parecer para o Terceiro bimestre.
INSTITUIÇÃO DE ENSINO:__________________________________________________
ALUNO:_________________________________________________________________
PROFESSOR: ____________________________________________________________
                                            AVALIAÇÃO 3º BIMESTRE

Para aprender a ler e a escrever, a criança precisa construir um conhecimento de natureza conceitual: precisa compreender não só o que a escrita representa, mas também de que forma ela representa graficamente a linguagem. Isso significa que a alfabetização não é o desenvolvimento de capacidades relacionadas à percepção, memorização e treino de um conjunto de habilidades sensório-motoras. É, antes, um processo no qual as crianças precisam resolver problemas de natureza lógica até chegarem a compreender de que forma a escrita alfabética em português representa a linguagem, e assim poderem escrever e ler por si mesmas.
Aprender a ler e a escrever fazem parte de um longo processo ligado à participação em práticas sociais de leitura e escrita que se inicia na educação infantil. (RCNEI* p. 122) por isso foram oferecidas diferentes modalidades de linguagem: poesia, quadrinha, provérbio, narração, piada, brinquedo cantado, adivinhas, trava-línguas, parlendas, principalmente sobre o folclore brasileiro. Às vezes necessito chamar a sua atenção para a organização e capricho no caderno, quase sempre respeita os limites que o mesmo oferece (margens e linhas); Consegue realizar pequenas cópias do quadro e escreve, sozinha, diversas palavras. Seus desenhos têm formas e pinta dentro dos limites propostos com variações de cores. Participa das atividades propostas, apresentando interesse em aprender cada vez mais.
Estabelece seqüências temporais: ontem / hoje / amanhã; manhã / tarde / noite, dias da semana; estabelece correspondência entre quantidades: mais e menos, ordem crescente e decrescente, sucessor e antecessor; criamos ao longo deste ano diversos  jogos (memória, quebra cabeça...) para auxiliar no desenvolvimento do raciocínio lógico e matemático, na oralidade e escrita, portanto sugiro aos pais que auxiliem seus filhos a utilizá-los e que tenha sempre contato com livros para estimular ainda mais, a contagem de histórias em sala de aula.
Percebendo a importância do trabalho com animais, iniciamos no final deste bimestre atividade envolvendo este tema, onde a ________ fez diversos comentários promovendo a sua aprendizagem. 
Os animais contribuem de forma decisiva ao desenvolvimento infantil, pois através do contato com os mesmos, as crianças aprendem e exercitam noções de cuidado, respeito, empatia, sensibilização entre outros. 
Nesta mesma linha o RCNEI* afirma que o contato com animais e plantas, a participação em práticas que envolvam os cuidados necessários à sua criação e cultivo, a possibilidade de observá-los, compará-los e estabelecer relações é fundamental para que as crianças possam ampliar seu conhecimento acerca dos seres vivos. Admiro seu esforço e vontade de aprender.

*RCNEI- referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.

Postei esse parecer para dar algumas idéias de como escrevê-lo porém, só a leitura e a própria prática vai auxiliar quem quer que seja. 

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